Essa dica é interessante para quem não dispõem de muita memória interna no android e tá precisando instalar alguns apps. Observação: está dica funciona com sistemas derivados do debian, ubuntu, linux mint e outros que tenham apt-get :)

Primeiro instale o android tools com o comando:

# apt-get update
# apt-get install android-tools-adb

Após isto, pegue o seu smartphone entre em configurações, vá na opção aplicações depois vá opção desenvolvimento e deixe marcado depuração usb. Depois disso conecte o seu smartphone ao seu pc usando o cabo usb vulgo cabo de dados e abra o seu terminal e execute:

$ adb shell

Será aberto um console do android, neste console você pode manipular o seu aparelho, poderá notar que comando do binutils como ls, cat e etc vão funcionar nele pois o android não passa de uma distribuição Linux.

Sabendo que você pode manipula-lo via shell, podemos alterar todo o comportamento do aparelho se souber claro hehe

Para alteramos o local de armazenamento default (padrão) do aparelho usamos neste console o comando:

$ su
pm setInstallLocation 2

Observação: como tenho acesso ao root do meu aparelho executei o comando via root para ter certeza que vai ser alterado de forma geral o comportamento, pelo que li nos tutorias em algumas rons do android este comportamento só irá mudar caso seja executado como root o comando, em outro casos com usuário normal já conseguem alterar. Em caso de dúvidas faça o root no seu aparelho e tente executar essa configuração.

Após isto bastou reiniciar o aparelho e pude instalar muitos programa nele, com todos eles indo direto para o cartão SD sem perder o valioso espaço de memória interna.

Uma e que alguns apps vão ter o comportamento alterado como por exemplo o do twitter ou do facebook, eles irão solicitar autenticação toda vez que você reiniciar o aparelho, acredito na hipótese de que isto é causado pois as credencias de autenticação são guardadas - ou deveriam - em algum diretório interno como o apps estão compilados para procurar em um path na memória interna e o app está instalado no cartão SD ele acaba não encontrando as credenciais do app e considerando que esta será a primeira execução do aplicativo, dessa forma sempre solicitando o login e senha para funcionar.

Alguns aplicativos não deve ser instalado no seu cartão SD e deve permanecer instalado no armazenamento interno. O armazenamento externo não está disponível quando o seu dispositivo Android não estabelece conexão via USB em seu computador, para aplicativos que permanecem em execução o tempo todo deve ser deixado em seu armazenamento interno. Widgets, launchers, papéis de parede animados, e qualquer coisa que você queira usar, enquanto o seu Android do cartão SD está conectado em seu computador deve ser deixado na memória interna.

[]'s